O trabalhador rural Afonso Proni Salomão, de 19 anos, fez um resgate inusitado no último dia 31 de maio em Jardim, município a 236 quilômetros de Campo Grande. Ele encontrou uma jiboia de aproximadamente dois metros na Avenida Duque de Caxias, no centro da cidade, e decidiu levar o animal até uma base da PMA (Polícia Militar Ambiental).
Afonso contou que estava de motocicleta com um amigo, a caminho de uma pescaria, quando viu a serpente perto da Escola Estadual Coronel Juvêncio. Com medo de que alguém pudesse atacar ou machucar o animal, ele o retirou do local. A jiboia não é venenosa. “Tenho um pouco de experiência com manejo desses animais desde pequeno”, disse.
Com a cobra nas mãos, os dois percorreram de moto cerca de 1,5 quilômetro até a unidade da PMA. A cena chamou a atenção de moradores e motoristas. “Foi até legal ver o pessoal olhando ela na moto”, brincou o jovem.
Segundo Afonso, a serpente parecia ser uma fêmea adulta. Apesar de estar acostumado com animais silvestres, ele reconhece os riscos. “Não tenho medo, mas sei que tudo tem seus riscos”, afirmou. No mesmo fim de semana, ele também encontrou um jacaré perto de um rio e o conduziu de volta à água.
A Polícia Militar Ambiental orienta que a população não capture nem manuseie animais silvestres. A corporação alerta que esses animais podem reagir por instinto de defesa e causar acidentes, mesmo quando não são peçonhentos.
A recomendação é que, ao ver um animal atravessando a rua, os motoristas reduzam a velocidade, liguem o pisca-alerta e esperem a travessia em local seguro. Quando o animal estiver perto de áreas de mata, o ideal é apenas observá-lo e deixá-lo seguir seu caminho.
Em casos de animais em ambientes fechados ou em situações de risco, a orientação é acionar a PMA para que profissionais façam o manejo. A corporação reforça que as pessoas não devem se aproximar, tocar ou bloquear a passagem de animais silvestres.
