O Campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) inaugurou, nesta sexta-feira (26), o primeiro refeitório da unidade. A expectativa é reduzir em até 45% o custo da merenda escolar, que deve cair dos atuais R$ 11 para um valor entre R$ 6 e R$ 7.
A inauguração contou com um almoço para a comunidade acadêmica, com arroz carreteiro, vinagrete e guaraná. O refeitório começará a funcionar após o período de férias escolares.
Segundo o diretor-geral do campus, Dejahyr Lopes Júnior, a unidade contratava uma empresa para fornecer kits de alimentação, chamados de “merenda fria”, com salgados. Com o novo espaço, os alimentos serão preparados na cozinha do instituto, com refeições completas, incluindo proteína, carboidrato e fruta.
“Nós buscamos, logo após a pandemia, um formato de contratação do que nós chamamos de merenda fria. A tendência agora, finalizada a obra, é que isso seja produzido aqui. A gente consegue não só baixar o custo, mas atender mais estudantes, como os alunos do superior”, afirmou o diretor.
Atualmente, cerca de mil estudantes usam a merenda gratuita diariamente. O campus atende mais de 2,5 mil alunos, dos quais entre 1,4 mil e 1,5 mil estão na faixa com obrigatoriedade de oferta de alimentação escolar.
A estudante Maria Luiza Oliveira, de 19 anos, disse que a comunidade acadêmica pedia o refeitório há 14 anos. Antes da construção, os alunos improvisavam espaços para as refeições. “A gente comia na área de convivência, na cantina, pedia marmita de fora no almoço. Faltava um lugar adequado”, relatou.
A deputada federal Camila Jara (PT) destacou que o espaço contribui para a permanência dos estudantes. “Vários alunos relataram que a alimentação que tinham era salgado, e isso não é uma dieta equilibrada”, disse.
O vereador Landmark Rios (PT) afirmou que o refeitório vai além da entrega física. “Há uma proposta de alimentos da agricultura familiar, direto dos produtores para o instituto”, informou.
Investimento e outras unidades
O refeitório de Campo Grande é o primeiro de oito que estão sendo construídos pelo IFMS. Também receberão as estruturas os campi de Aquidauana, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Ponta Porã e Três Lagoas. Naviraí e Nova Andradina já possuem espaços para servir refeições.
O investimento total nas obras é de R$ 19,9 milhões, sendo R$ 13,6 milhões do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal, e R$ 6,3 milhões de recursos próprios do IFMS. A previsão é que todas as unidades sejam entregues até o segundo semestre de 2026.
