Marli Lopes Alexandre Lima, de 60 anos, vendeu o carro da família para transformar a varanda de casa em um bar de sinuca. A decisão foi tomada após fechar o restaurante que comandou por sete anos. Ela viu a oportunidade de trabalhar de forma mais leve, principalmente depois que o marido sofreu três infartos.
O investimento deu certo. Desde fevereiro deste ano, a antiga cozinheira trocou as panelas pelos engradados de cerveja e pelas fichas de bilhar. No espaço coberto por plantas, clientes aparecem a partir das 8h para jogar sinuca e conversar. O bar funciona no mesmo endereço do antigo restaurante, na frente da casa dela.
Marli trabalha na cozinha há 25 anos. Ela começou como auxiliar de serviços gerais, fez cursos e conquistou espaço na profissão. O sonho era ter o próprio restaurante, realizado com o apoio do marido. “Quando trabalhava de empregada, sempre quis o meu restaurante e, sete anos atrás, meu marido acreditou em mim”, lembra.
Manter o restaurante ficou difícil. A falta de mão de obra foi determinante para o fechamento. O marido, que sofreu três infartos e se aposentou, não conseguia mais ajudar. “A cozinha é muito quente e ele não conseguiria me ajudar”, disse. O filho também foi para a faculdade. Com menos gente disponível, o casal decidiu apostar na ideia do marido: transformar o espaço em um bar com sinuca.
“Se eu soubesse que o bar seria menos trabalho, já tinha seguido a ideia do meu marido há mais tempo”, afirmou. O dinheiro da venda do carro ajudou a construir a varanda e preparar o espaço. O negócio começou com duas mesas de sinuca e hoje tem quatro. “Eu abro sempre a partir das 8h porque essa hora já tem gente vindo jogar. Vou até umas 2h, tenho que mandar o povo embora”, conta.
Além do bar, Marli montou uma lanchonete simples. O cachorro-quente é o mais pedido, mas o cardápio inclui x-salada, x-frango e x-tudo. Os lanches são preparados pelo casal, com preços entre R$ 8 e R$ 30. O local se tornou um espaço de convivência. Marli recebe muitos casais. “Tem lugares que as mulheres não conseguem jogar sinuca. Aqui não. Tem muito casal que vem jogar.”
Ela admite que sente saudade da rotina de cozinheira. “Não me arrependo, mas me dá uma coisa no coração. Sinto falta de cozinhar como antes.” O bar está em reforma e deve ganhar mais espaço. Marli comemora o movimento da Copa do Mundo. “Está sendo maravilhoso. Quanto mais tempo o Brasil for longe, mais vamos vender. O movimento superou minhas expectativas.” O Bar e Lanchonete da Liu fica na Rua Afonso Loureiro Almeida, 176, no bairro Vila Margarida.
