O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PP), homologou a licitação de 23 quilômetros de asfalto na rodovia MS-040, entre Brasilândia e Santa Rita do Pardo, na região leste do Estado. A assinatura ocorreu na manhã deste sábado (27), durante agenda em Brasilândia, município localizado a 366 quilômetros de Campo Grande.
“A infraestrutura da MS-040 é um marco para Brasilândia, Santa Rita do Pardo e para o Mato Grosso do Sul. Uma entrada para São Paulo que vai trazer desenvolvimento, crescimento, novas oportunidades para muita gente. Brasilândia, com essa pavimentação, também se torna um hub logístico e muito competitivo, pela maneira como ele vai entrar em São Paulo e pelo acesso à Rota Bioceânica por um outro lado também”, afirmou Riedel.
O prazo estimado para a conclusão das etapas administrativas e o início efetivo das obras é o segundo semestre de 2026, quando está previsto o começo da atividade de campo. Serão investidos R$ 80,3 milhões no trecho. Os lotes homologados compõem a etapa inicial de uma rota que se consolida para o transporte de madeira, celulose, grãos, gado e insumos industriais.
A prefeita de Brasilândia, Márcia do Amaral, destacou a importância da rodovia para a região. “É mais que asfalto, coloca nossa região em conexão com o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”, disse.
A cacique da aldeia Ofaié, Ramona Pereira, de 42 anos, explicou que o asfalto também beneficiará toda a comunidade. A aldeia, que fica a 10 quilômetros da área urbana, abriga 34 famílias, totalizando 106 pessoas. “Essa rodovia, pra nós, vai ser muito importante e melhorar na questão do acesso à saúde, principalmente. E no tempo de chuva a gente sofre bastante”, afirmou a cacique.
O governador também entregou obras no sistema de esgotamento sanitário, com a ampliação da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), incluindo 1.305 ligações domiciliares. O município de Brasilândia possui 99% de cobertura nos serviços de abastecimento de água e 98% de cobertura de esgotamento sanitário, superando as exigências do Marco Legal do Saneamento, com ações da Sanesul.
Além disso, foi autorizada a obra de pavimentação e drenagem no bairro Juvenal Serafim Uchoa e o recapeamento de diversas ruas no Centro, com mais de R$ 4,1 milhões em recursos do programa MS Ativo – Municipalismo II.
“A gente está ajudando Brasilândia a se tornar um município com saneamento universalizado. A cidadania, na essência, com saneamento. Outra ação importante é a pavimentação no bairro Serafim Uchoa, que vai levar à universalização de pavimento no município. E aí a gente avança naquilo que a gente quer ver em todos os municípios do Estado: saneamento, pavimentação, estruturas da política pública funcionando com as escolas e saúde”, concluiu Riedel.
