R10 Notícias»Notícias»Brazil’s Museum Week offers free films, workshops and exhibits

Brazil’s Museum Week offers free films, workshops and exhibits

A 24ª Semana Nacional dos Museus começa nesta segunda-feira (18) em Campo Grande, com programação gratuita até o dia 24 de maio. O evento é organizado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e inclui cinema, oficinas, exposições e debates.

A abertura oficial será às 18h30 no Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul (MIS-MS). Haverá a exibição do filme Alma do Brasil e a inauguração da exposição “MS Memórias Audiovisuais”, com registros sobre a memória cultural do estado. Também está prevista a entrega de certificados aos museus cadastrados no Sistema Estadual de Museus (SIEM-MS).

Na terça-feira (19), o MIS-MS recebe a oficina “Tecendo Sentidos – O Espaço como Experiência Cultural”, das 9h às 11h e das 13h30 às 16h30. A atividade será conduzida por Renan Reis, gerente de Políticas Públicas e Promoção Cultural da FCMS, e vai discutir museografia, curadoria e mediação cultural.

Durante a semana, o público poderá participar de visitas e debates sobre arqueologia, patrimônio histórico, arte e identidade cultural. A Casa Amarela – Ateliê apresenta a exposição “Pontes Imaginárias: Lídia Baís e a arte de unir mundos”, além de oficinas e ações de arteterapia.

Outros temas em destaque são a história dos museus em Campo Grande, o legado de Lídia Baís, a museografia da Casa-Quintal Manoel de Barros e o papel do Museu Arqueológico (MuArq) na preservação das origens do povoamento humano em Mato Grosso do Sul.

O acervo pessoal do professor Roberto Figueiredo, com objetos, fotografias e obras de valor histórico e artístico, também estará em exposição durante o evento.

Programação resumida

18 de maio (segunda-feira)
18h30 | MIS-MS: Abertura oficial, entrega de certificados, exibição do filme Alma do Brasil e abertura da exposição “MS Memórias Audiovisuais”.

19 de maio (terça-feira)
9h às 11h e 13h30 às 16h30 | MIS-MS: Oficina “Tecendo Sentidos”.
18h às 22h | Museu José Antônio Pereira: debate sobre aspectos gerais dos museus em Campo Grande e no contexto europeu.

21 de maio (quinta-feira)
18h às 22h: Exposição do acervo de Roberto Figueiredo, visita à Casa-Quintal Manoel de Barros e ao MuArq.

22 de maio (sexta-feira)
18h às 22h: Debate sobre museu e patrimônio cultural e visita ao Museu Lídia Baís.

18 a 22 de maio
9h às 22h: Exposição do acervo pessoal de Roberto Figueiredo.

Avatar photo

Sobre o autor: Sofia Almeida

Ver todos os posts →