O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), emitiu um alerta sobre golpes em seu nome em Campo Grande. Apenas nesta semana, a unidade registrou duas tentativas de fraude.
Segundo o hospital, criminosos entraram em contato com pacientes e familiares pedindo dinheiro para supostos exames de urgência. Em um dos casos, o golpista ligou para uma paciente que recebeu alta na última quarta-feira (13) e pediu R$ 1,8 mil para exames. A paciente retornou à unidade abalada, com medo de uma bactéria grave. Para aplicar o golpe, os criminosos usaram a foto de um médico cardiologista do Paraná.
Em outra ocorrência, a ligação foi feita para outro paciente, com um pedido superior a R$ 3 mil, também com a justificativa de exames.
A instituição reforçou que o Humap é 100% vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS). Todos os atendimentos, exames, cirurgias e internações são gratuitos. O hospital não faz ligações pedindo depósitos, transferências bancárias, PIX ou qualquer outro pagamento relacionado a procedimentos.
A orientação é que pacientes, acompanhantes e familiares encerrem imediatamente qualquer ligação com pedido de dinheiro em nome do hospital. A situação deve ser denunciada à Ouvidoria da unidade.
As denúncias podem ser feitas pelo e-mail [email protected]. Também é possível registrar a queixa presencialmente na sala da Ouvidoria, no Bloco Administrativo do hospital, ou pelas caixas de manifestação nas enfermarias, ambulatórios e recepções.
O atendimento presencial da Ouvidoria funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Informações também podem ser obtidas pelo telefone (67) 3345-3380. O hospital orienta que informações sobre atendimentos sejam confirmadas pelos canais oficiais da instituição. Nenhum serviço prestado pelo SUS deve ser pago.
