A cônsul-geral da França em São Paulo, Alexandra Mias, disse ter ficado “impressionada” com a visão do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PP), para o desenvolvimento do Estado. A declaração ocorreu durante um almoço-debate promovido pela Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB), realizado na segunda-feira (8), na Residência Consular da França, no bairro Jardins, em São Paulo.
No evento, Riedel apresentou o potencial econômico de Mato Grosso do Sul a empresários, investidores e representantes do setor produtivo. Alexandra Mias destacou a estratégia do governador para posicionar o Estado como um hub regional, conectando países da faixa do Pacífico a São Paulo e ao arco logístico. Ela também mencionou as oportunidades para empresas francesas nas áreas de infraestrutura, energia, turismo sustentável e agricultura.
Durante sua exposição, Riedel mostrou indicadores econômicos e projetos do governo estadual para atrair investimentos. O governador afirmou que, apesar da população pequena, o Estado teve avanços sociais e econômicos. Ele citou a evolução do IDH, o poder de compra e as oportunidades nos setores de serviço, hotelaria e alimentação, geradas pelo crescimento recente.
Riedel convidou empresários franceses e brasileiros a conhecerem Mato Grosso do Sul. Segundo ele, o ritmo de crescimento da economia sul-mato-grossense é o dobro da média nacional, o que abre espaço para investimentos em industrialização, processos, produtos e serviços. “Venha conhecer o Mato Grosso do Sul, as belezas do Mato Grosso do Sul e fazer grandes negócios”, declarou.
A participação de Riedel acontece em um momento de expansão econômica do Estado, impulsionada por investimentos na cadeia da celulose, agroindústria e infraestrutura. O evento faz parte da agenda da CCIFB, entidade que promove a aproximação entre empresas do Brasil e da França. O encontro reuniu representantes do setor empresarial interessados em parcerias nas áreas apontadas pela representação francesa como promissoras.
