Veja a Garota Top Site deste Mês..:
O que você procura?

Cadastre-se

Envie Vídeo

nenhuma Enquete encontrada!

Newsletter

Nome:

E-mail:

Diojns Freitas Guimarães
Colunista

Cultura
Postado em: 20/08/2011 às 22h55
TAMANHO DA FONTE  A- A+
Muito glamour nos Jogos Olímpicos Estudantis de Nordestina/Ba
Abertura dos jogos na cidade de Nordestina deixa população emocionada.

Teve início nesta sexta-feira na cidade de Nordestina, Estado da Bahia, os JOGOS OLÍMPICOS ESTUDANTIL, PROMOVENDO SAÚDE E LAZER NA SEMANA DA PÁTRIA, o evento foi organizado pelas Unidades Escolares Tertuliano de Souza Pereira, Ilário Ferreira de Andrade, Venâncio Ferreira e Adelaide Amambahy e pela orientadora pedagógica, a senhora Rúbia G. de Oliveira.

O evento teve inicio na referida unidade escolar, com a presença de uma das melhores Fanfarras do Estado da Bahia, a FANESB (Fanfarra Estadual Senhor do Bonfim) da cidade de Cansanção, que apresentou um belíssimo repertório musical pelas ruas da cidade apresentando o PROJETO juntamente com os alunos das unidades escolares do município de Nordestina.

Competição e Cooperação entre alunos das escolas entre 10 e 19 anos. O caminho descoberto foi o de somar características cooperativas ao modelo de “Jogos Escolar” já existente. Todavia, a organização optou por desenvolver processos facilitadores da participação, inclusão, do exercício da cidadania sem fronteiras, objetivando o desenvolvimento integrado de todas as competências pessoal e coletivo, da empatia, solidariedade, confiança mútua, estima e do sentimento de inter-ser como um. Do passado para até o presente momento, os organizadores já vêm estimulados a realização de Campeonatos Escolares baseados nessa matriz original. Contudo, sabemos que são os primeiros passos na direção de concretizar as mudanças necessárias e possíveis para resgatar, através do Esporte, o “Espírito Cooperativo” de jogar uns com os outros, ao invés de uns contra os outros, onde a idéia é estimular uma jornada de realização do possível mundo onde todos podem Vencer!

As OLIMPÍADAS ESCOLARES 2011 da cidade de Nordestina, tem por finalidade aumentar a participação em atividades esportivas em todas as Instituições de Ensino do município, e promover a ampla mobilização da juventude estudantil Nordestinense em torno do esporte. E tem como justificativa, educar o jovem através da prática desportiva escolar onde cada vez mais difundindo e reforçando a construção da cidadania e os ideais do movimento olímpico, pois, estes direcionados para construção de um mundo melhor e mais pacífico, livre de qualquer tipo de discriminação e dentro do espírito de compreensão mútua, fraternidade, solidariedade, cultura da paz e fair-play através das atividades desportivas, crianças e jovens constroem seus valores, seus conceitos, socializam-se e principalmente, vivem as realidades.

Os organizadores tinham como objetivos durante todo o evento fomentar a prática do esporte escolar com fins educativos, possibilitar a identificação de talentos desportivos nas Instituições de Ensino, desenvolver o intercâmbio sócio-cultural e desportivo entre os participantes, contribuir para com o desenvolvimento integral do aluno-atleta como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania através do esporte, garantir o conhecimento do esporte de modo a oferecer, mais oportunidade de acesso à prática do esporte escolar aos alunos-atletas.

A população presente aplaudia a passagem do evento pelas ruas da cidade, que tinha participação a Fanesb, alunos de Ensino Fundamental II, e toda participação da comunidade escolar.

O objetivo principal dos organizadores era oportunizar a participação e integração do educando de toda a Escola, em uma vivência fomentadora de valores como respeito, cooperação e inclusão, bem como a socialização da diversidade da cultura corporal da saúde física mental e intelectual,contribuindo para melhoria da qualidade da educação integral.

Durante o evento, o R10noticias.com fez uma entrevista com a professora Rúbia G. de Oliveira, perguntando quais eram os objetivos específicos do evento, a mesma respondeu toda a direção objetivava fixar o conteúdo dado, colher dados de porcentagem verificando as tabelas dos jogos, conhecerem como funciona o corpo de um atleta identificando quais os tipos alimentos saudáveis para o nosso corpo, valorizar a história dos jogos olímpicos, identificarem os países que sediaram os jogos olímpicos, desenvolver a sua criatividade em interpretação, desenvolver habilidades lingüística diversificada, citar e valorizar os tipos de cultura da nossa terra, conhecer os diversos tipos de Crenças, conhecerem os rendimentos de um bom atleta e identificar e valorizar os tipos de esporte do nosso município.

O evento finalizou na Travessa Gregório Batista de Souza onde estavam presentes, Excelentíssimo Senhor Prefeito Wilson Araujo Matos, conhecido como Ito, o Vice-prefeito Nelson Reis Moura, o Presidente da Câmara Municipal de Nordestina Marcos Batista de Souza, o Secretário Municipal de Educação Leonir Floriane, Elaine Cristina Moura Ceara, a Orientadora Pedagógica Rúbia G. de Oliveira Diretores e Professores, onde assistiram todas as apresentações que estavam planejadas para o evento, finalizando com a apresentação da FANESB (Fanfarra Estadual Senhor do Bonfim) que fez jus com suas melodias recebendo aplausos de todos os presentes.

 

Downloads de Fotos do Evento link:

http://hotfile.com/dl/127296098/f9a8095/NORDESTINA.rar.html

 

Reportagem: Diojns Freitas Guimarães

 



 
LINK - ESPALHE POR AÍ!
 
Outras Notícias sobre Cultura
27/05/2013
Fanesb,Faneob e Fange deram show em apresentação na cidade de Uauá
23/11/2012
Final do Concurso de Bandas e Fanfarras da FBF neste domingo (25) em Saúde/Ba
15/10/2012
Fanesb de Cansanção foi campeã do Concurso em Conceição do Jacuípe/Ba
Quinta-Feira, 22 de Fevereiro de 2018
 Ultimos Vídeos
Vídeo mostra homem sendo assassinado a tiros em posto de gasolina na avenida Torquato Tapajós
Data:26/04/2017
Visitas:822
Veja o que um passageiro fez com dois bandidos que tentaram assaltar um ônibus
Data:26/04/2017
Visitas:287
veja o que criminosos fizeram com estas duas jovens
Data:26/04/2017
Visitas:489

   Garota Top Site
02/01/2015
Jackline Silva
Cansanção - Bahia
Publicidade

Oferecimento


Pesquise no portal.::
NOTÍCIAS TV AO VIVO RÁDIO AO VIVO ENTRETENIMENTO SERVIÇOS

©2018 - R10 Notícias - todos os direitos reservados! - WebMedia