Veja a Garota Top Site deste Mês..:
O que você procura?

Cadastre-se

Envie Vídeo

nenhuma Enquete encontrada!

Newsletter

Nome:

E-mail:

Diojns Freitas Guimarães
Colunista

Carnaval 2018
Postado em: 31/01/2017 às 20h03
TAMANHO DA FONTE  A- A+
Com apoio da igreja, Vila Maria faz enredo sobre santa católica
Homenagem a Nossa Senhora Aparecida levou devotos para a escola paulistana, que teve que esconder o bumbum de musa e corrigir samba após pedidos da arquidiocese

A Miss Bumbum 2016, Erika Canela, é musa da escola de samba Unidos de Vila Maria. Ela virá à frente do último carro alegórico, cujo destaque maior será o cantor Daniel. Mas ao contrário do que supõe a tradição carnavalesca, Erika desfilará com o corpo praticamente todo coberto, escondendo inclusive a parte que lhe valeu o prêmio a fez famosa. Isso porque a agremiação, por pedido da Arquidiocese de São Paulo, não pode fazer culto ao corpo em sua apresentação na sexta-feira de Carnaval.

O veto – ou pedido, como a Cúria prefere dizer – é uma das três exigências que a Arquidiocese paulista fez à escola, que levará para o Anhembi o enredo sobre os 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Para desenvolver o tema, a Vila Maria procurou a igreja e apresentou o tema em busca de aprovação, ainda que, legalmente, não fosse obrigatório. Mas a história do Carnaval prova que a diálogo é o melhor caminho para evitar censuras e brigas na Justiça, como o episódio com o Cristo Mendigo da Beija-Flor, em 1989.

“Estamos conversando”, diz padre Tarcísio, responsável por acompanhar o trabalho da escola e se certificar se estava tudo sendo feito de acordo com os preceitos católicos.

“A igreja não tem poder para aprovar ou desaprovar. Se a pessoa quiser fazer uso da imagem, a igreja não tem com proibir. O que pode ocorrer é que, se houver o vilipendio de um símbolo religioso, ocorra um conflito. Mas eles (da escola) escolheram a linha do contato”, explica Tarcísio.

Mudança no samba

 O carnavalesco Sidnei França afirma ter remetido à arquidiocese todo o desfile, conforme acordado com a igreja: cada desenho de fantasia e projetos de alegorias. Segundo o padre, tudo foi aprovado, fora algum ajuste no que chamou de exageros, como excessos de cruzes e contas de terço. O samba ainda passou por uma pequena mudança, após pedidos para que a palavra “adorando” fosse trocada por “venerando” (“é lindo ver o povo venerando”). “Só usamos ‘adorar’ para Deus. Para santos usamos ‘venerar”, explicou padre Tarcísio.

Sidnei França, carnavalesco da Vila Maria
 

A cooperação entre igreja e escola de samba não é inédita. Em 2016, no Grupo Especial do Rio de Janeiro, a Estácio de Sá teve o acompanhamento da arquidiocese local no desenvolvimento do enredo sobre São Jorge. A diferença é que o processo de aprovação foi mais longo em São Paulo, mas com uma permissão maior ao uso de imagens. No caso da Estácio, o santo só poderia aparecer estilizado. Na Vila Maria, a Nossa Senhora Aparecida será mais próxima da representação clássica.

“Vai ter imagem, vai ter cruz, terço, vela, altar... Não teve restrição alguma. Eles viram tudo”, diz o carnavalesco.

Sem sincretismo

Segundo França, entre o primeiro contato e o “sim” final passou-se quase um ano. Para isso, era preciso que um colegiado com autoridades católicas de todo o país. E era necessário que a aprovação fosse unânime, caso contrário não haveria consentimento, nem apoio oficial da igreja. “A negociação foi tranquila”, lembra o carnavalesco, que teve somente que atender às condições combinadas com os religiosos.

O outro pedido à Vila Maria foi que não houvesse associações da santa com figuras de outras religiões, como a sincretização de Nossa Senhora Aparecida com orixá Oxum, como acontece na Umbanda, religião brasileira que mistura influências de catolicismo, candomblé e espiritismo. Na cultura umbandista, Aparecida e Oxum estão ligadas pela ideia de fartura e da força da água doce – a imagem original da santa foi achada em um rio.

Por último, a escola também foi orientada pela Cúria a não permitir qualquer tipo de manifestação em torno da santa que não fosse religiosa – em outras palavras, associar a imagem a mensagens políticas, por exemplo.

Com o enredo, a Vila Maria atraiu a atenção de gente que nunca havia pisado numa quadra de escola de samba. Desde o anúncio da homenagem, houve pedidos de fantasias de devotos de Nossa Senhora Aparecida, e senhoras munidas de terços foram vistas em ensaios, cena quase impensável.

“O primeiro desafio foi unificar em um único projeto duas expectativas tão distintas, que é o cultural, do Carnaval, e a religiosa”, explicou França.

Musa evangélica

As fantasias, por exemplo, serão mais fechadas, atendendo ao pedido da igreja para evitar erotizações. Com isso, nem o bumbum de Erika Canela escapou.

Erika Canela, Miss Bumbum 2016: fantasia do desfile será bem diferente da usada na foto acima

Erika Canela, Miss Bumbum 2016: fantasia do desfile será bem diferente da usada na foto acima - Foto: Studio Woody/Co Assessoria

“A roupa cobre todo o corpo, dos pés à cabeça. Só aparece o rosto”, adianta Erika, que é evangélica, da igreja Congregação Cristã do Brasil, cujos fiéis não comemoram Carnaval, nem assistem televisão. Com isso, a musa precisou se explicar aos pais.

“Minha mãe me acompanha, mas meu pai ficou chateado, muito tempo sem conversar comigo, depois que entrei no concurso. Ele ficou ainda mais bravo quando decidi desfilar numa escola que homenagearia uma santa, e só se tranquilizou um pouco quando soube como será a fantasia”, diz Erika.



 
LINK - ESPALHE POR AÍ!
 
Outras Notícias sobre Carnaval 2018
30/04/2017
Vítima de acidente com alegoria da Paraíso do Tuiuti morre dois meses após atropelamento
07/03/2017
Grande Rio demite carnavalesco que fez enredo sobre Ivete
06/03/2017
Paraíso do Tuiuti: Polícia indicia quatro pessoas
Terça-Feira, 16 de Janeiro de 2018
 Ultimos Vídeos
Vídeo mostra homem sendo assassinado a tiros em posto de gasolina na avenida Torquato Tapajós
Data:26/04/2017
Visitas:702
Veja o que um passageiro fez com dois bandidos que tentaram assaltar um ônibus
Data:26/04/2017
Visitas:250
veja o que criminosos fizeram com estas duas jovens
Data:26/04/2017
Visitas:412

   Garota Top Site
02/01/2015
Jackline Silva
Cansanção - Bahia
Publicidade

Oferecimento


Pesquise no portal.::
NOTÍCIAS TV AO VIVO RÁDIO AO VIVO ENTRETENIMENTO SERVIÇOS

©2018 - R10 Notícias - todos os direitos reservados! - WebMedia